PILATES PARA ESPORTISTAS

Atualmente diversos atletas de diferentes modalidades estão praticando Pilates.

Corredores, triatletas, ciclistas, ginastas, jogadores de vôlei, surfistas, lutadores, nadadores e muitos outros estão entre os esportistas que vêm encontrando na prática do método uma forma eficaz de maximizar resultados. Com a prática de Pilates, aprendem a dosar a energia, a distribuir forças e a utilizar a gravidade a seu favor, ganhando em rendimento, saúde e melhorando resultados.

Os esportistas que incluem na sua rotina de treinamento o Pilates observam ganhos significativos nos resultados. Atletas profissionais e amadores confirmam que o Pilates contribui muito para a melhora do seu desempenho. O atleta que pratica Pilates aprende a coordenar a respiração, a concentração, a precisão, o alinhamento, o controle de centro, a coordenação ou fluência do movimento e ainda o ritmo. Esses elementos contribuem para um desenvolvimento muscular equilibrado e para o movimento do corpo como um todo, fundamentais para um esportista.

Com uma respiração adequada é possível aumentar a potência respiratória e, conseqüentemente, melhorar o rendimento. A concentração e a precisão, priorizadas durante toda a prática, são indispensáveis em qualquer modalidade esportiva, seja ela competitiva ou não. A precisão será o grande diferencial para qualquer atleta, resultando numa maior eficiência, ou seja, no mínimo de dispêndio energético possível e necessário para atingir o máximo de resultados.

Além disso, o Pilates proporciona o alinhamento do sistema musculoesquelético e do sistema energético, assim como a distribuição das forças pelas diversas articulações, o que é imprescindível para a garantia da segurança biomecânica, da saúde e da longevidade do esportista.

Além desses benefícios, o Pilates também é indicado para o tratamento de lesões, muito freqüentes naqueles que utilizam o corpo de forma mais intensa, como os atletas.

Anúncios

Sobre Cia de Ginástica

Professora de Educação Física, proprietária da academia Cia de Ginástica Alice Schlee, instrutora de Pilates pós-graduada pela Universidade Gama Filho.
Esse post foi publicado em Pilates e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para PILATES PARA ESPORTISTAS

  1. Raquel disse:

    Eu estava começando minhas pequisas na internet sobre o meu futuro TCC de Pilates e encontro esse texto justo na página dessa professora Mara de Pilates!. Já vou utulizar to teu texto para meu trabalho! Beijos querida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s