Sombra e ÁGUA FRESCA!

Na prática de exercícios físicos é muito importante estar atento ao conteúdo e quantidade de líquidos ingeridos.

Durante a atividade física há perdas significativas de líquidos e minerais, assim a ingestão hídrica deve ser aumentada para que a falta de hidratação não prejudique a performance física.

Na prática da atividade a taxa de transpiração é variável, em média perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício.

Os componentes perdidos em maior quantidade na transpiração, além da água, são o sódio e o cloro, e a queima de energia durante a atividade física prolongada faz com que a taxa de glicose caia em níveis que comprometem tanto o desempenho do atleta quanto a queima de gordura, portanto a reidratação não deve ser feita apenas com água, e sim com líquidos carboidratados conhecidos como isotônicos (o soro caseiro é uma opção de baixo custo, porém o sabor pode não agradar ao paladar).

A desidratação antecede a sede, ou seja, quando o atleta sente sede já está em processo de desidratação!

Os efeitos da desidratação são sérios:

– Taquicardia: o sangue fica mais denso, fazendo com que o coração se esforce mais para bombear o sangue, aumentando assim o batimento cardíaco;

– Hipertermia: aumento da temperatura interna do corpo causando diminuição na queima de gordura, aumentando a queima de massa magra (o atleta perde músculo);

– Em casos mais graves de desidratação o atleta pode entrar em choque e até mesmo vir à óbito.

Assim, para uma prática esportiva segura durante o verão, realize a reposição hídrica com freqüência, a qualidade supera a quantidade nesses casos, portanto deve-se iniciar a hidratação cedo e de forma regular e contínua.

Sobre Cia de Ginástica

Professora de Educação Física, proprietária da academia Cia de Ginástica Alice Schlee, instrutora de Pilates pós-graduada pela Universidade Gama Filho.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário