Beba água pela sua saúde!

A água é, e sempre será, sinônimo de vida. Por isso, não é à toa que sua preservação é uma das grandes preocupações no mundo. Atualmente, economizar água é a palavra de ordem da nossa era. Esta economia só não deve ser feita num caso: hidratação do corpo.

Tal como na Terra a água ocupa 70% do nosso corpo. De acordo com os nutricionistas a água tem muitas funções no organismo, tal como manter a nossa temperatura e irrigar os tecidos. Um tecido bem irrigado manifesta-se num cabelo e pele saudáveis. Além disso, a água ajuda ainda a manter o seu corpo e saúde em bom estado.

– 8 boas razões para se beber água:

1. Facilita a digestão

A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2. Combate o inchaço

Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar nas células, na pele e nas extremidades, como cabelo e unhas. Por outro lado, se a sua pele estiver bem hidratada, fica mais bonita e o seu cabelo e unhas, mais fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo deixa de reter o sódio, que é responsável pelo inchaço.

3. Reduz as infecções

Ao manter o corpo hidratado, assegura-se uma melhor nutrição, pois é o sangue que transporta os minerais, tão importantes para fortalecer as defesas do organismo.

4. Regula a temperatura

Através da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5. Melhora o desempenho no desporto

O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares são lubrificadas, o que permite deslizarem com mais facilidade, reduzindo o risco de cãibras e de lesões.

6. Desintoxica e previne a celulite

Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo através da urina e do suor. Todos os dias eliminamos um litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água de transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo e a sua saúde ficam comprometidos. A água amolece as fezes, facilitando também a sua eliminação. Tudo isto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento da celulite.

7. Ajuda a emagrecer

Isto acontece essencialmente quando ela é consumida juntamente com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Quando em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com a sua presença mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8. Melhora a absorção de nutrientes

Vale a pena lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam de água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam as nossas defesas.

Portanto fica aí a dica. Beba muita água!

Anúncios

Sobre Cia de Ginástica

Professora de Educação Física, proprietária da academia Cia de Ginástica Alice Schlee, instrutora de Pilates pós-graduada pela Universidade Gama Filho.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Beba água pela sua saúde!

  1. Oi Alice. Legal as dicas. Parabéns!
    Beijos Ana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s