ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE DEFESA PESSOAL DO JIU JITSU – CONHEÇA MAIS SOBRE A ARTE SUAVE

O surgimento do Jiu Jitsu

Especula-se que o surgimento do Jiu Jitsu tenha ocorrido na Índia há aproximadamente 2.500 anos.

A necessidade de defesa contra saqueadores teria sido o ambiente propício para que monges budistas criassem uma forma de submeter seus agressores sem a utilização de golpes traumáticos, evitando assim contrariar os princípios da filosofia budista.

Após passar pela China, encontrou no Japão, por volta de 400 anos atrás, recursos que possibilitaram o seu desenvolvimento. Estabelecia-se então a  “arte suave”, ou jiu jitsu.

O Gracie Jiu Jitsu

Trazendo esse conhecimento diretamente do Japão, o mestre Mitsuyo Maeda, mais conhecido como Conde Koma (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitsuyo_Maeda), repassou suas técnicas a Carlos Gracie, como forma de agradecimento pelo suporte recebido de seu pai, Gastão.

Hélio Gracie, o caçula de Gastão, apreendeu as técnicas visualmente, pois era proibido de treinar em razão de problemas de saúde, e passava os dias assistindo aos treinos dos irmãos. Com o passar do tempo Hélio iniciou-se na prática, primeiramente como professor e após como lutador, aprimorando a técnica e readequando-a ao seu porte físico. Daí surgiu o chamado Gracie Jiu Jitsu.

Grande Mestre Júlio Secco

Como um dos 7 faixas vermelhas (graduação máxima do Jiu Jitsu atualmente) no mundo, Júlio Secco bebeu direto da fonte. Foi aluno e professor na academia de Hélio Gracie, recebendo sua faixa preta diretamente das mãos de seu mestre.

Em 2009, recebe a honraria máxima do Jiu Jitsu, a faixa vermelha, o 9º Grau (http://www.cbjj.com.br/diplomados-ordem-faixa.html), ingressando assim no seleto grupo dos Grandes Mestres do Jiu Jitsu.

A defesa pessoal

Após o desenvolvimento das técnicas do Jiu Jitsu, a arte deixou de ser tratada exclusivamente como defesa pessoal, surgindo a sua vertente esportiva. O regramento do esporte fez com que as técnicas da defesa pessoal fossem relegadas a segundo plano, em razão da vedação do uso de certos golpes em campeonatos. Assim, o treinamento para a prática desportiva, visando campeonatos, se espraiou rapidamente, sendo hoje o foco principal da “arte suave”.

Entretanto, a defesa pessoal, nos dias atuais é ferramenta indispensável. A onda de violência que assola o país, a má prestação dos serviços relacionados à segurança pública, o estresse dos motoristas mais exaltados no trânsito, tudo contribui para a insegurança dos indivíduos. Os ensinamentos do Jiu Jitsu proporcionam o crescimento pessoal através do desenvolvimento de valores como a disciplina, a auto-estima, o respeito, a solidariedade, a honestidade, a saúde (física e mental), a tolerância e tantos outros, formadores do caráter.  

O programa

O programa de defesa pessoal do Jiu Jitsu será ministrado pelo professor Alexander Nogueira, graduado faixa preta e pelo instrutor Diogo Jacques, graduado faixa marrom, ambos pelo Grande Mestre Júlio Secco, que irá supervisionar o curso, buscando transmitir fielmente os conhecimentos específicos da defesa pessoal ensinada pelo Grande Mestre Hélio Gracie.

Composto por 75 movimentos, o programa é subdividido em três grande grupos: 1) Defesas em pé de ataques pela frente; 2) Defesas em pé de ataques pelas costas; e 3) Defesas contra armas.

1149075_504234706331727_1871252151_n

Início das aulas

As aulas terão início no dia 02 de setembro de 2013.

MAIORES INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS PELO TELEFONE (53) 3225-1300.

VAGAS LIMITADAS

Anúncios

Sobre Cia de Ginástica

Professora de Educação Física, proprietária da academia Cia de Ginástica Alice Schlee, instrutora de Pilates pós-graduada pela Universidade Gama Filho.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s